MEI precisa ou não ter contabilidade? Essa dúvida ainda persiste, mesmo em tempos de recordes de abertura de empresas.
O MEI é o pequeno empresário individual que atende as condições abaixo relacionadas:
Nos últimos anos vem crescendo significativamente o número de Microempreendedores Individuais - MEI no país, só de julho a outubro de 2020, diga-se de passagem, o ano da “crise da Covid-19” foram abertas quase 1milhão de MEIs. Apesar disso, a dúvida se MEI precisa ou não de contador ainda persiste.
Essa resposta pode parecer bastante óbvia, levando em consideração que a legislação não obriga o MEI a manter escrituração contábil. Mas a questão é um pouco mais profunda e o MEI precisa levar em consideração outros fatores, principalmente a gestão do seu negócio para decidir se deve ou não contratar um Contador.
Ainda que a legislação não obrigue o MEI manter a escrituração contábil, existem obrigações legais que o mesmo precisa cumprir: Geração do DAS e recolhimento mensal, declaração anual de MEI (DASN-SIMEI), emissão de notas fiscais para outras pessoas jurídicas que não emitam nota de entrada, e cumprimento das obrigações trabalhistas caso tenha um funcionário.
Quase todo empreendedor começa pequeno, mas um fato é certo, todos querem crescer e alavancar seus lucros. Olhando por esse prisma, para que o negócio possa se expandir é preciso ter atenção à gestão da empresa. Nesse ponto, ter um contador profissional que auxilia pode fazer toda diferença.
Para fazer uma boa gestão da empresa, o empresário precisa ficar de olho na saúde financeira dela, e ter uma boa organização de documentos e a orientação profissional ajuda muito. Nesse sentido a contabilidade online exerce um papel fundamental para o MEI, pois dispõe de uma plataforma onde as notas fiscais de saída podem ser emitidas, e as notas fiscais de compras e serviços importadas. Além disso, é possível fazer o controle do caixa e do banco, registrando as entradas e saídas de dinheiro, mantendo assim um controle das receitas e despesas que envolvem a empresa. Tudo isso com custo muito acessível!
Além da parte gerencial, ter esse controle contábil ajuda muito em duas outras importantes situações: é possível evidenciar o lucro da empresa e com isso diminuir o IR de pessoa física; e para fins de créditos bancários o contador pode emitir comprovantes de renda.
A decisão de contratar um contador é sempre do MEI, mas são muitos os benefícios que devem ser levados em consideração por quem deseja de fato começar pequeno e se tornar grande e competitivo. Fale conosco e te ajudaremos nesse caminho rumo ao sucesso da sua empresa!
Até a próxima!