fbpx
+55  14  3367 . 3226
+55  14  99814 . 6714
contato@planejacontabil.com.br
Planeja Contabilidade
novembro 18, 2020

MEI: Como a Contabilidade Online pode te ajudar a ter sucesso?

MEI precisa ou não ter contabilidade? Essa dúvida ainda persiste, mesmo em tempos de recordes de abertura de empresas.

MEI: O QUE É?

O MEI é o pequeno empresário individual que atende as condições abaixo relacionadas:

  1. Tenha faturamento limitado a R$ 81.000,00 por ano;
  2. Que não participe como sócio, administrador ou titular de outra empresa;
  3. Contrate no máximo um empregado;
  4. Exerça uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 2018,o qual relaciona todas as atividades permitidas ao MEI.

MEI Precisa de contador?

Nos últimos anos vem crescendo significativamente o número de Microempreendedores Individuais - MEI no país, só de julho a outubro de 2020, diga-se de passagem, o ano da “crise da Covid-19” foram abertas quase 1milhão de MEIs. Apesar disso, a dúvida se MEI precisa ou não de contador ainda persiste.

Essa resposta pode parecer bastante óbvia, levando em consideração que a legislação não obriga o MEI a manter escrituração contábil. Mas a questão é um pouco mais profunda e o MEI precisa levar em consideração outros fatores, principalmente a gestão do seu negócio para decidir se deve ou não contratar um Contador.

Fale conosco e te ajudaremos nesse caminho rumo ao sucesso da sua empresa!

Ainda que a legislação não obrigue o MEI manter a escrituração contábil, existem obrigações legais que o mesmo precisa cumprir: Geração do DAS e recolhimento mensal, declaração anual de MEI (DASN-SIMEI), emissão de notas fiscais para outras pessoas jurídicas que não emitam nota de entrada, e cumprimento das obrigações trabalhistas caso tenha um funcionário.

Quase todo empreendedor começa pequeno, mas um fato é certo, todos querem crescer e alavancar seus lucros. Olhando por esse prisma, para que o negócio possa se expandir é preciso ter atenção à gestão da empresa. Nesse ponto, ter um contador profissional que auxilia pode fazer toda diferença.

Como a Contabilidade Online pode ajudar o MEI?

Para fazer uma boa gestão da empresa, o empresário precisa ficar de olho na saúde financeira dela, e ter uma boa organização de documentos e a orientação profissional ajuda muito. Nesse sentido a contabilidade online exerce um papel fundamental, pois dispõe de uma plataforma onde as notas fiscais de saída podem ser emitidas, e as notas fiscais de compras e serviços importadas. Além disso, é possível fazer o controle do caixa e do banco, registrando as entradas e saídas de dinheiro, mantendo assim um controle das receitas e despesas que envolvem a empresa. Tudo isso com custo muito acessível!

Além da parte gerencial, ter esse controle contábil ajuda muito em duas outras importantes situações: é possível evidenciar o lucro da empresa e com isso diminuir o IR de pessoa física; e para fins de créditos bancários o contador pode emitir comprovantes de renda.

A decisão de contratar um contador é sempre do MEI, mas são muitos os benefícios que devem ser levados em consideração por quem deseja de fato começar pequeno e se tornar grande e competitivo. Fale conosco e te ajudaremos nesse caminho rumo ao sucesso da sua empresa!

Até a próxima!

Escrito por Jussara D'Aloia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

CNPJ: 32.449.756/0001-09
Rua Tupã, 305 - Bairro Senador Salgado Filho Marília - SP
CEP 17502-275
CRC 2SP040293/O-6
© 2020 - Planeja Contabil Online

Redes Sociais

+55 14 99814 . 6714
+55 14 3367 . 3226
crossmenuarrow-down
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram