Se você é um profissional liberal e não entende nada de contabilidade, veio ao lugar certo.
No post de hoje traremos dica para você simplificar a sua contabilidade.
Se você não sabe o que é um profissional liberal, calma! Também traremos a definição dessa profissão 😊
O profissional liberal tem formação técnica para exercer uma determinada atividade. Isto quer dizer que todo profissional liberal exerce uma atividade conforme seus conhecimentos técnicos adquiridos na formação acadêmica.
E fique ligado! O profissional liberal não é um profissional autônomo, há diferenças entre eles, inclusive já criamos um post que fala detalhadamente das definições e distinções entre cada uma delas.
Essas profissões são regulamentadas e legalizadas conforme legislação própria de cada área, logo, são representados por determinados conselhos ou sindicatos.
Outro fato bastante interessante é o da possibilidade da existência de vínculo empregatício. Ou seja, o profissional liberal pode tanto ser autônomo (praticar as atividades em nome próprio) ou ser empregado e exercer as atividades representando uma pessoa jurídica.
Ainda está difícil de visualizar? Te damos exemplos: médicos, advogados, psicólogos, arquitetos, engenheiros e muitos outros.
Agora que você já sabe o que é um profissional liberal, vamos a uma parte mais técnica.
Agora que já sabemos o que é um profissional liberal, vamos a parte contábil.
Se você está pensando em se tornar um ou já exerce essa profissão, saiba que não é obrigatório a ter o CNPJ para atuar como profissional liberal, mas é aconselhável, tendo em vista que a sua inscrição pode gerar diversos benefícios, vejamos algumas delas:
O mais correto e indicado é contratar um profissional contábil para esclarecer todas essas dúvidas. Contudo, para ajudá-los a sanar algumas delas, vamos falar sobre as obrigações fiscais e contábeis de um profissional liberal com CNPJ.
Exemplos dos tributos que o profissional liberal deverá recolher?
Mesmo que atue sozinho, é importante o profissional manter um controle do que precisa ser pago, bem como suas datas de vencimento, uma vez que deixar de pagar tributos pode gerar uma grande dor de cabeça.
Outro fator que merece atenção é o cálculo dos impostos, é importante não os efetuar erroneamente para combater aplicação de penalidades e multas. Por isso, o serviço de contabilidade é ideal para eximir-se de quaisquer riscos.
Além deste ponto, o profissional contábil ajudará a escolher o melhor regime tributário que o possibilite a pagar alíquotas de tributos menores.
Quais são os enquadramentos tributários?
Quando o profissional libera abre a sua empresa “CNPJ”, precisa escolher entre os três regimes tributários:
Mas, para entender a fundo sobre o tema é imprescindível a contratação de um escritório ou profissional contábil.
Somente ajuda dele, que o profissional liberal conseguirá proteger-se de riscos, escolher o melhor regime tributário, como organizar as obrigações acessórias e pagamentos de tributos. Muitos caem em situações complicadíssimas, pois acham que a parte tributária é apenas recolher os impostos, deixando de cumprir todas as obrigações acessórias reguladas por lei.
Portanto, se você já um profissional liberal com CNPJ ou pensa em abrir um, corra para falar com uma contabilidade antes que você caia nas mãos do fisco.
Espero que tenham gostado do texto de hoje.
Abraços e até a próxima 😊